quarta-feira, 12 de março de 2008

aula 5/ 03

a)

- No site http://www.inbot.com.br/sete/ existem características tanto não-lineares e multilineares: escolher fazer qualquer pergunta, de qualquer tipo. No entanto, sempre haverá uma resposta para as perguntas feitas, ou seja, existe uma resposta pronta mesmo que ela não fala sentido.

- O endereço www.quattro.com.br/tristessa/prefacio.htm apresenta característica de modularidade, pois para se ter um entendimento do conteúdo da página deve-se ler as informações dispostas nela.

- O site www.co-link.org tem característica de estrutura de rede porque os links são organizados para ter conhecimento das informações.

- A página www.ciberpoesia.com.br possui característica multinear já que o internauta participa na criação dos poemas mas eles já existem, são pré-programados.

- No endereço www.rabisco.com.br existe característica multinear porque os links estão presentes somente para leitura. Mas também a característica não-linear existe pois pode-se emitir suas opiniões e idéias.

- O site www.whiplash.net possui uma estrutura de rede que organiza por interesse os assuntos contidos nele.

- No http://docs.google.com/?pli=1#created-by-me existem características de modularidade e estrutura de rede. São criados textos/documentos pelo próprio usuário que ficam armazenados na página. Eles podem ser acessados separadamente levando em consideração o assunto contido em cada um (estrutura de rede) ou utilizados para se ter uma noção geral sobre determinado assunto.

b)

- http://bot.insite.com.br/sete/ é um hipertexto construtivo.

- http://www.quattro.com.br/tristessa/prefacio.htm é um exemplo exploratório.

- http://www.co-link.org/ hipertexto exploratório.

- http://www.ciberpoesia.com.br/ é um hipertexto construtivo.

- http://www.rabisco.com.br/ é hipertexto de construção.

- http://whiplash.net/ é um exemplo de hipertexto exploratório.

- http://docs.google.com/#created-by-me é um hipertexto construtivo.


c)

- No site http://bot.insite.com.br/sete/ há interação mútua, pois mesmo que existam respostas prontas é possível dialogar.

- No site http://www.quattro.com.br/tristessa/prefacio.htm têm-se interação reativa por que o conteúdo da página somente pode ser absorvido pelo internatua.

- O site http://www.co-link.org/ é um exemplo de hipertexto de interação reativa, já que não existe uma construção possível, apenas uma interpretação do texto pelo usuário.

- Seguindo basicamente o mesmo exemplo do primeiro site, http://www.ciberpoesia.com.br/ apresenta interação mais mútua que reativa, porque pode-se construir o poema de várias maneiras, mesmo que estas maneiras já existam.

- http://www.rabisco.com.br/ é um exemplo de site de interação mútua, pois ele permite escrever suas opiniões.

- No site http://whiplash.net/ existe tanto a interação mútua como a interação reativa. Mútua porque o internauta pode participar de enquetes e fazer reviews sobre discos. E reativa porque ele também pode apenas ler informações e notícias.

- No
http://docs.google.com/ existe interação mútua, porque o usuário pode construir e acessar seus documentos.

d)

- O endereço http://bot.insite.com.br/sete/ é um tipo de link associativo, já que ele apresenta um chat com uma personagem virtual.

- O site http://www.quattro.com.br/tristessa/prefacio.htm é um link associativo pois se tem acesso direto com a história.

- O site http://www.co-link.org/ é um exemplo de link estrutural porque seus links são organizados para entendimento mais didático sobre o assunto da página.

- O site http://www.ciberpoesia.com.br/ é um link estrutural pois seus links são separados por interesses.

- O http://whiplash.net/ é um link estrutural porque todo o conteúdo do site é dividido em sessões de vários assuntos.

- O
http://docs.google.com/ é um link estrutural por separar os arquivos do usuário em listas.

Um comentário:

raquel disse...

Ok, to impressionada.Bom trabalho.